terça-feira, 5 de outubro de 2010

Blog do deficiente físico

À procura de outras informações que pudessem ser aqui compartilhadas em relação ao deficiente físico e sua experiência de acessibilidade, encontrei outro blog, também muito interessante, relacionado ao assunto. Chama-se Blog do deficiente físico e tem como subtítulo "Informação, acessibilidade, diversão, desabafo". O blog não limita-se a assuntos ligados à acessibilidade do deficiente físico, mas também procura contextualizar do cadeirante no mundo, trazendo posts com ofertas de empregos destinadas a deficientes físicos, com a notícia de um desfile de uma estilista cadeirante, entre outros posts relacionados ao assunto.

Blog do cadeirante

Na busca de assuntos relacionados à atividade do deficiente físico, encontrei o Blog do cadeirante, que pertence a Alessandro Fernandes, um mineiro que é paraplégico desde julho de 2006 e vem postando informações interessantes relacionadas à sua rotina e sua experiência pelo ambiente urbano. Vale a pena conferir!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Projeto de residência adaptada ao deficiente físico

Como previsto no cronograma deste semestre, 2010.2, da turma 25/26, do horário T35AB, da disciplina de Ergonomia da professora Flora Araújo Mendes Lima, na Univesidade de Fortaleza, desenvolvemos o projeto de uma residência adaptada para o uso de deficientes físicos. O projeto foi desenvolvido sob a orientação da professora, com oficinas de produção do trabalho no horário da disciplina.
Foi criada a situação hipotética de um cliente deficiente físico, nomeado Vítor, que desejaria uma casa adaptada para o seu uso de maneira independente. Além do pavimento destinado à habitação do cliente, este desejaria uma pavimento superior, perfeitamente idêntico ao pavimento superior, que seria destinado ao aluguel. O pavimento superior deveria ter seu acesso completamente independente do inferior, ainda provendo privacidade ao morador do térreo. Para acesso do pavimento superior, deveria ser prevista no projeto uma rampa segundo as normas da NBR 9050. Vítor seria um atleta, que todas as manhãs praticaria hidroginástica, tendo a necessidade de uma piscina para seu uso, de acesso restrito ao pavimento inferior. Vítor também teria a necessidade de ter uma garagem, pois possuiria um veículo adaptado ao seu uso.
O programa arquitetônico da casa seria composto de:
- área de serviço;
- banheiro;
- cozinha;
- garagem para um carro (apenas para Vítor);
- quarto;
- sala.

Abaixo, podemos ver fotos referentes ao trabalho executado pelo alunos Caio Alves, um dos alunos responsáveis por este blog, e Gustavo Lima, um dos responsáveis pelo blog Ergonomia e Arquitetura.






Clique nas fotos para ampliá-las.