
O conforto visual é uma das premissas necessárias para que exista uma maior segurança, principalmente viária, do Homem no espaço urbano. Os sistemas de sinalização existentes, na grande maior parte das cidades do mundo, utilizam semáforos como uma das formas de controlar o trânsito, contudo, a disposição dos mesmos varia de local para local. No caso da cidade de Fortaleza, como ilustrado pela imagem, a maioria dos semáfores são colocados apenas em cima a uma altura pouco considerável, sem nenhum suporte lateral a mais que permita outro ponto de visualização. Como consequência, em determinadas horas do dia, devido à incidência dos raios solares, é difícil distinguir qual a cor que é indicada pelo sinal, podendo causar diversos acidentes quer para os condutores de veículos, quer para os pedestres. Outro ponto importante é que devido à altura não ser muito significativa, muitas vezes, veículos de grande porte, como por exemplo ônibus, não permitem a visualização do sinal em determinadas distâncias. Todos estes dados representam importantes fatores que contribuem para uma diminuição do bem-estar coletivo e menor grau de segurança viária.
Uma maneira ergonômica de solucionar o problema é ilustrada pela segunda imagem. Através da utilização de outro semáforo lateral ou até mesmo de luzes dispostas no solo, informando a cor do sinal, é possível contribuir para uma melhor visualização e segurança no trânsito. Este tipo de solução é adotada em várias cidades do mundo.
Outra solução que vai de acordo com preceitos ecológicos é a mudança de lâmpadas incandescentes para o uso de LED's. Com isso, há uma redução considerável de energia e uma maior visibilidade em condições adversas.
O link abaixo mostra uma empresa que trabalha com este tipo de energia.
Wind Power Energia Eólica
Nenhum comentário:
Postar um comentário